A nossa aventura

Para aquela amiga que vai ser mãe

Acabas-te de entrar numa das mais bonitas fases da tua vida e eu estou tão feliz por ti! Vais agora começar a maior e mais maravilhosa aventura da tua vida, e prepara-te vai ser uma aventura daquelas ♥

Não te vou mentir, vai ser difícil. Vão existir dias em que te apetece mandar tudo para um certo sitio e não aturar ninguém, por isso deixo-te uns conselhos para tentar tornar esta viagem mais fácil:

Não existem mães perfeitas : esquece! Ninguém nasce ensinado e também tu irás aprender este novo papel da tua vida e não deixes ninguém fazer-te sentir que não és boa o suficiente para o teu bebé. Lembra-te que és e serás sempre a melhor mãe do mundo para ele sejam quais forem as tuas escolhas!

Confia em ti e não tenhas medo : não tentes antever o futuro nem preocupar-te com coisas que ainda estão longe de acontecer! Confia em ti, no teu corpo, no teu instinto e no teu bebé e não deixes que o medo de errar ofusque isso.

Tu és a mãe, por isso as escolhas são tuas! Vais ouvir dezenas de opiniões – nesta altura toda a gente julga estar nesse direito- sobre amamentar ou não, parto natural ou cesariana, como adormecer o teu bebé, se dás colo de mais ou de menos… IGNORA! Tu é que sabes o que é melhor para ti e para a tua família, e lá porque resultou com a vizinha da prima não significa que essa escolha seja a mais adequada para ti!

Vais te sentir sozinha durante a licença de maternidade. E quando te sentires assim chama alguém que te faça sentir bem, liga a quem gostas. É normal isso acontecer, quando temos filhos a maioria dos “amigos” acaba por se afastar porque já não tens tanta disponibilidade e energia para as saídas à noite, para os jantares de grupo ou mesmo para um cinema; encara isso como uma seleção natural de quem realmente gosta de ti. E nunca fiques de consciência pesada por te sentires sozinha e teres o teu bebé contigo durante 24horas, o ser humano é um ser social, e o nosso bebé não fala.

Dorme quando o bebé dormir. Sim, vão existir mil e uma coisas a fazer! O jantar está por adiantar, a louça suja está na banca, a roupa por lavar e por passar. Mas se conseguires, descansa! Se não conseguires, cuida de ti. Toma um banho, põe creme, faz a depilação, lê um livro ou vê uma serie. O que for preciso para te sentires bem.

A barriga de gravida não desaparece logo após o parto! Esquece essa ideia! O nosso corpo demora cerca de um ano a voltar ao lugar.

Os tempos imediatamente a seguir ao parto vão ser muito difíceis. O teu bebé ainda não sabe que está cá fora e tu ainda o estás a conhecer e aprender a ama-lo todos os segundos mais. Vão existir alturas em que vais chorar, sentir-te culpada (por tudo e por nada, mas principalmente por nada), ter vontade de gritar, vais ter medo, muito medo. Medo de não ser boa o suficiente, de o deixares cair, de não o conseguires acalmar, de não o conseguires alimentar. Vais sentir uma insegurança tremenda. Nessas alturas respira fundo, olha para o teu bebé e vê a criatura mais linda do mundo. E tudo vai passar.

Não faças planos para a tua licença de maternidade, normalmente nada corre como esperado mas sai! Nem que seja só para dar uma voltinha, apanhar ar. Vai te fazer bem.

Amamentar nem sempre é fácil, não te sintas culpada cada vez que pensares em desistir  ou se realmente desistires. Não serás menos mãe por tomares essa decisão mas lembra-te que tens sempre onde recorrer se precisares de apoio.

Aproveita todos os segundos! Mesmo que tenhas enjoos, pernas inchadas, desconforto. Aproveita e ama muito, pois vais ter muitas saudades. Tira muitas fotografias e videos. Da barriga, de vocês, das ecos, de tudo! Passa demasiado rápido e deixa saudades.

 

Sê feliz neste maravilhoso período da tua vida. Deixa de fora tudo o que não te faz feliz e bem! Aproveita, sozinha ou a dois, todos os maravilhosos momentos. E lembra-te, sempre que precisares estou aqui, nem que seja só para te dar um abraço bem apertado e te dizer que vai tudo correr bem, porque vai!

 

 

Partilhar

Deixe uma resposta